top of page

Como escolher uma sala para uma clínica odontológica?


Consultório Odontológico - Projeto : APSP Arquitetos. Todos os direitos reservados.

A escolha de uma sala para instalação de um consultório odontológico deve levar em consideração alguns pontos, principalmente se for aluguel.

Não necessariamente uma sala onde já funcionava um consultório odontológico anteriormente pode representar economia e praticidade. Cada equipamento odontológico precisa de pontos específicos de instalação de ar comprimido, água, esgoto e vácuo, portanto, as instalações existentes podem não atender a uma cadeira odontológica diferente, resultando em uma obra nova para adequação. Em especial se atentar à idade das instalações existentes para verificar a necessidade de revisão.

Quanto ao tamanho deve-se atentar a área, formato do espaço, localização de sanitário (quando existente), área técnica (alguns prédios permitem a instalação do compressor e bomba a vácuo neste ambiente), DML e Casa de Lixo no prédio acessível aos condôminos.

Consultório Odontológico - Projeto : APSP Arquitetos. Todos os direitos reservados.

Cada consultório odontológico tem por norma a área mínima de 9m², devendo contemplar área de esterilização no mesmo espaço ou externo. Já na existência de mais de um consultório na clínica faz-se necessária a instalação de um CME (central de material esterilizado) que segundo a RDC 50 deve conter dois ambientes totalizando área total de 9,6m².

Além desses espaços, considerar uma área de recepção e espera de pacientes com área condizente com o número de assentos, DML para guarda e higienização dos materiais de limpeza e sanitário para pacientes e funcionários.

Analisados esses pontos, faça sempre um estudo da área, análise de público e fluxos, além de adequação do espaço ao público-alvo da clínica.


Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador

E-mail: contato@apsparquitetos.com

Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

@projetosconsultorios

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page