top of page

Projeto de Consultório Odontológico - Instalações Elétrica, Hidráulica e de Ar.

Nos encontrem no instagram : @apsparquitetos e @projetosconsultorios

Durante a montagem do consultório odontológico é fundamental decidir que tipo de cadeira odontológica irá ser instalada, assim como os outros equipamentos (compressor, ar comprimido, autoclave, bomba a vácuo...). Apesar de parecerem semelhantes, cada cadeira possui suas peculiaridades no que se refere à instalação hidráulica, elétrica e de ar que deve ser criteriosamente posicionados para o perfeito funcionamento de todos os equipamentos em conjunto.

Exemplo de esquema das instalações de ar comprimido, elétrica e hidráulica - Projeto APSP Arquitetos

Instalação elétrica e iluminação

Um campo operatório bem iluminado é um fator de grande importância para que o Cirurgião-Dentista possa exercer um bom trabalho profissional e evitar problemas visuais decorrentes da profissão. Para isso, a rede elétrica tem de ser planejada nos mínimos detalhes considerando potências e voltagens dos aparelhos adquiridos e a distribuição de luz deve ser uniforme e com maior incidência principalmente nas áreas de atendimento e higienização. Todas as empresas fabricantes de equipamentos odontológicos possuem um gabarito hidráulico e elétrico para a instalação destes com suas respectivas orientações. Antes de iniciar a reforma, é importante adequar o projeto de acordo com o que for planejado e adquirido.

Instalação hidráulica

A rede de água e a de esgoto são os fatores talvez mais importantes para o perfeito funcionamento de um consultório odontológico. As pias, torneiras e acionamentos devem ser localizadas e especificadas de acordo com as normas vigentes.

Para que as cuspideiras e os sistemas de sucção com descarga direta funcionem com perfeição, a tubulação para drenagem de esgoto deve ser executada no diâmetro correto e com inclinação (queda) adequada para cada consultório. Para isso, muitas vezes de faz necessário subir o nível do piso em toda a clínica ou apenas uma parte dela para que a queda e o diâmetro da tubulação sejam os especificados e exigidos pelos fabricantes.

Instalação de ar comprimido

A instalação de ar comprimido exige tubulação planejada e instalada de maneira central, proporcionando uma rede de distribuição para os ambientes que necessitarem de ar. O compressor deve ser instalado em lugares ventilados e com captação de ar externa e que isole o ruído gerado pelo aparelho e de forma a abastecer todos os equipamentos que necessitem dele.

O ar medicinal fornecido por empresas especializadas muitas vezes é usado para suprir uma possível falha do compressor ou para abastecer algum ponto específico do consultório. Caso se faça necessário, deve ser previsto previamente.

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução

Ar condicionado

Para conforto dos usuários, tanto clientes e funcionários do consultório ou clínica odontológica, devem ser previstos pontos de ar condicionado nos locais de espera e atendimento, pelo menos.

Estas instalações são importantes no que diz respeito ao controle do conforto térmico e ao controle de riscos biológicos transmitidos pelo ar.

A APSP Arquitetos é um escritório de arquitetura e Urbanismo especializado em atender profissionais de saúde, em especial consultórios e clínicas médicas e odontológicas.

Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador

E-mail: contato@apspaqruitetos.com

Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page