top of page

Dicas para alavancar seu negócio de odontologia - Estrutura Física

Seu sonho é abrir, reformar ou ampliar sua clínica ou consultório odontológico e entende que ele é o seu cartão de visitas e onde você irá passar boa parte do seu tempo? Quer atingir o público certo, ganhar melhor e fazer os serviços que sempre sonhou? Se imagine entrando na sua clínica e tudo sendo como realmente quis, precisa e deve ser? É pra isso que serve um projeto específico na área e para que tudo isso se torne realidade é preciso contar com uma equipe especializada e equipamentos certos.

Antes de tudo, faça um levantamento socioeconômico da sua cidade, analisando os bairros e a população que ali reside. Normalmente, para bairros mais populares, ser generalista será o suficiente, enquanto que em áreas onde o poder aquisitivo é maior e as pessoas possuem um grau elevado de conscientização, uma especialidade talvez seja necessária para atender á demanda.

Defina o seu público-alvo. Somente através dessa definição, o seu local de implantação do consultório poderá ser efetivo e atender às pessoas de forma mais prática. Mesmo que esse público-alvo seja uma projeção pro futuro, estar no local certo com a estrutura certa já vai ajudar a aos poucos ir os alcançando. Esse planejamento a longo prazo também é importantíssimo para traçar suas metas e ajudar no crescimento do negócio.

Na hora de construir ou reformar fuja dos projetos prontos. Não existe projeto padrão, por isso não tente se basear em projetos de colegas e da internet. Cada espaço tem suas especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de pensa-lo como um todo. Aspectos como espaço físico, meio ambiente e gosto pessoal do profissional influenciam e muito! Não tente aplicar o mesmo projeto em várias clínicas, para evitar as falhas. O que é pra ser prático seguro e ergonômico pode ser transformar em uma grande dor de cabeça no futuro.

Toda sua estrutura, pode não parecer, mas afeta na segurança, higiene, conforto e até na qualidade do serviço de odontologia, por isso, deve-se sempre atentar às normas vigentes da vigilância sanitária e na ergonomia dos usuários. Cada uma dessas regras foram pensadas e criadas para a segurança do profissional e paciente.

Ainda voltando ao público-alvo, é de fundamental importância criar uma composição de espaço aliada ao perfil do cliente. Dependendo desse perfil, o arquiteto junto com os profissionais que ali trabalham podem definir os detalhes de projeto que atenderão ao público, com todas as suas especificidades, garantindo inclusive uma estética de se adeque a esse cliente-padrão.

Caso a clínica já exista, muitas vezes a mudança de equipamentos já requer uma reestruturação do espaço, de forma a que seja pensado para atender à nova demanda. Na mudança da cadeira, principalmente, é importante repensar os apoios, fluxos e as ligações de comando, compressor e eletricidade para que tudo funcione corretamente.

Com os equipamentos adequadamente posicionados e o consultório funcional, o dentista pode explorar melhor as possibilidades e funções tanto do espaço clínico quanto dos equipamentos, além de ampliar seus processos internos e reduzir despesas operacionais.

Supere as expectativas dos seus clientes de ODONTOLOGIA. Nossa missão é trabalhar a humanização do espaço buscando tranqüilizar o cliente, deixá-lo à vontade e tornar o espaço agradável ao profissional de saúde.

A APSP é um escritório de Arquitetura e Urbanismo com foco na Arquitetura de Interiores voltada para consultórios médicos, clínicas e consultórios odontológicos. Com sede no Pituba Parque Center buscamos atender principalmente os profissionais de saúde da região.

Entre em contato e tire as suas dúvidas!

Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador

E-mail: contato@apsparquitetos.com

Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

@projetosconsultorios

A APSP Arquitetos é um escritório de arquitetura e Urbanismo especializado em atender profissionais de saúde, em especial consultórios e clínicas médicas e odontológicas.

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page