top of page

As arquitetas respondem: área do consultório e expurgo.

Recebemos pelo nosso intagram @apsparquitetos e se você não segue a gente lá, dá uma conferida, estamos sempre postando dicas e projetos por lá.

A dúvida foi da seguidora Estella Mattos que nos enviou 3 perguntas que podem ser resumidas em duas:

*Qual o tamanho mínimo que os consutórios devem ter?

Esta pergunta vamos responder de acordo com a RDC50/02, o consultório odontológico quando individual, ou seja, só com um equipo, deve possuir área mínima de 9 m². Para consultórios coletivos, a área mínima depende do número e da quantidade de equipamentos utilizados, devendo ser dimensionado de acordo com as passagens e o formato da sala. Por exemplo, entre duas cadeiras, a distância mínima deve ser de 2 m, para permitira circulação dos profissionais e minimizar a contaminação por aerossóis.

*A área do expurgo pode ser feita dentro do consultório? Qual o tamanho mínimo para a sala do expurgo?

A norma contempla o expurgo ou área de lavagem e descontaminação na Central de material esterilizado (CME) simplificada com dois ambientes sequenciados divididos em área suja - sala de lavagem e descontaminação de materiais com área mínima de 4,8 m² e área limpa - sala de preparo/esterilização/estocagem de material com área mínima de também 4,8 m². Muitas vezes estas áreas se tornam inviáveis dentro do espaço da clínica odontológica, então cabe a Vigilância Sanitária analisar o projeto e considerá-lo adequado ou não.

Mas para quem tem um consultório individual a CME pode ser dispensada se no projeto for contemplado, dentro do consultório odontológico um espaço seguro com bancada,pia e equipamentos de esterilização, desde que sejam estabelecidas rotinas de assepsia e manuseio de materiais a serem esterilizados.



Projeto: APSP Arquitetos

Consultório Odontológico com CME separado da área de atendimento

A APSP Arquitetos é um escritório de arquitetura e Urbanismo especializado em atender profissionais de saúde, em especial consultórios e clínicas médicas e odontológicas.

Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador

E-mail: contato@apsparquitetos.com

Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

@projetosconsultorios

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page