top of page

Projeto de Consultório Odontológico - Ergonomia

Vamos falar de ergonomia na Odontologia, mas pra isso precisamos entender quais os níveis de movimento de mão, braço e tronco o dentista costuma realizar no seu trabalho para que possamos minimizar os esforços.

A classificação geral da movimentação da mão compreende os movimentos de:

1 – dedos

2 – dedos e punho

3 – dedos, punho e antebraço

4 – dedos, punhos, antebraço e braço

5 - dedos, punhos, antebraço, braço e ombro, movimento este implicando mudança de postura do profissional.

Em odontologia, é importante frisar que o movimento ideal é aquele contido até ao nº 3 ou seja, aquele em que o dentista ou auxiliar realizam suas tarefas (alcança, move, gira, posiciona, aplica pressão, apreende e descarta instrumentos) mantendo os cotovelos o mais próximo possível do tronco, isto é, que o instrumental e o material estejam dentro do chamado espaço ideal de apreensão (aproximadamente até o raio de 50 centímetros da boca do paciente).

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução


O movimento nº 4 é realizado dentro do chamado espaço máximo de apreensão (todo o conjunto de trabalho está além de 0,5 m da boca do paciente), o que exige a extensão de todo o braço: isto envolve um número adicional de músculos, o que propicia o desencadeamento precoce do processo de fadiga e se repetido com muita frequência passa a ser substancialmente agressivo ao corpo e pode causar inflamações que no final podem ser tornar lesões por esforço repetitivo, as temidas LERs.

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução

Deve-se prestar ainda mais atenção à coluna vertebral durante a realização do procedimento: os movimentos lateais devem ser reduzidos e os de torção, evitados ao máximo. A utilização adequada de pessoal para auxiliar e a racionalização de técnicas, bem como o ajuste às limitações físicas do corpo em relação aos movimentos que são solicitados, devem estar presentes no planejamento do procedimento que vai ser executado no paciente. Para que isto ocorra, algumas condições precisam estar presentes:

• equipamento adequado, onde os princípios ergonômicos tenham sido observados na concepção da cadeira, do mocho, das pontas ativas, da unidade auxiliar, do refletor e do armário clínico;

• distribuição racional do equipamento e do instrumento nas áreas de ação do dentista e auxiliar;

• posturas ergonômicas de trabalho;

• utilização eficiente de pessoal auxiliar, inclusive na função instrumentadora.

Por isso, um projeto adequado de consultório odontológico pode facilitar o manuseio dos instrumentos e materiais, agilizar e melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e gerar mais conforto para os profissionais, pois cada equipamento e mobiliário podem ser pensados por um profissional especializado de forma a tornar todo o espaço o mais funcional possível.


A APSP Arquitetos é um escritório de arquitetura e Urbanismo especializado em atender profissionais de saúde, em especial consultórios e clínicas médicas e odontológicas.


Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador


E-mail: contato@apspaqruitetos.com


Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page