top of page

Projeto de Consultório Odontológico - O Projeto

De acordo com a norma que regulamenta o projeto e implantação de um consultório ou clínica odontológica, algumas áreas, dimensões e circulações mínimas devem ser seguidas. Em especial a área mínima do consultório que deve ter 9m².

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução @projetosconsultorios

Os acabamentos e materiais são de suma importância para a higiene do ambiente e a diminuição do risco de contaminação a pacientes e profissionais. Como exemplo dos acabamentos das paredes que devem ser laváveis e sem frestas. Devem ser sempre priorizados materiais de acabamento que tornem as superfícies monolíticas, ou seja, não possuam ranhuras ou perfis estruturais aparentes, mesmo após o uso e limpeza frequente. As bancadas e áreas críticas devem ser de material com porosidade baixa inferior a 4%, a exemplo de alguns modelos de mármores e granitos.

A execução da junção entre o rodapé e o piso deve ser de tal forma que permita a completa limpeza do canto formado evitando acumulo de sujeira.

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução @projetosconsultorios


Os pontos dos equipamentos são talvez a maior preocupação nestes casos, já que cada um demanda um ou mais tipo de ligações, inclusive entre eles. O equipo, ou cadeira odontológica, é o ponto central do consultório e de onde deve partir o projeto para que esteja o mais ergonômico para os profissionais e o mais confortável para o cliente. A instalação de ar comprimido, por exemplo, exige tubulação planejada e instalada de maneira central, proporcionando uma rede de distribuição para os ambientes que necessitarem de ar.

Imagem: Projeto APSP Arquitetos Associados - todos os direitos reservados - proibida reprodução @projetosconsultorios

Além dos aspectos técnicos é sempre importante pensar qual a imagem que o dentista quer passar para o seu público-alvo. Algumas especialidades e público pedem um ambiente mais sofisticado. Já na odontopediatria o ideal seria um ambiente mais lúdico para as crianças. Essas definições devem ocorrer na fase de projeto em parceria com o arquiteto especialista em consultório odontológico.

A APSP Arquitetos é um escritório de arquitetura e Urbanismo especializado em atender profissionais de saúde, em especial consultórios e clínicas médicas e odontológicas.

Av. Antonio Carlos Magalhães, 1034 - Pituba Parque Center - Sala 122A, Itaigara - Salvador

E-mail: contato@apspaqruitetos.com @projetosconsultorios

Telefones: +55 71 99920-1988 +55 71 3359-9783

O que tem de novo
Especial para você
Posts Recentes
Arquivos
Procurar Temas
Nos siga nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cadastre seu e-mail

para receber um bônus

bottom of page